SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Agehab conquista mais um prêmio com o programa Casa Solar
Data de publicação: 14 de novembro de 2017 - 17:06


Foto Sérgio Willian (173)A Agência Goiana de Habitação (Agehab) conquista o Prêmio Construir Mais do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO), edição 2017, vencendo na categoria Meio Ambiente com o projeto Casa Solar, já implantado em residenciais inaugurados este ano pelo Governo de Goiás em Pirenópolis e Alto Paraíso.

O governador Marconi Perillo e o presidente da Agehab, Luiz Stival, receberam o prêmio na noite desta segunda-feira, dia 13, em solenidade no Teatro Sesi, em Goiânia, prestigiada pela secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (Mcidades), Maria Henriqueta Arantes, e representantes de entidades do setor da construção civil.

Dos 35 projetos inscritos ao Prêmio do Sinduscon-GO, foram selecionados 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias: Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social. O projeto da Agehab foi vencedor na categoria Meio Ambiente. O Prêmio Construir Mais é um dos mais importantes no reconhecimento de boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção civil em Goiás.

Com o mesmo projeto, a Agehab também conquistou este ano o Prêmio Selo de Mérito 2017 da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), na categoria especial, pelo alcance e o pioneirismo do projeto de geração de energia solar fotovoltaica em moradias de interesse social, que pode resultar em economia de 40 a 70% na conta de energia das famílias beneficiárias.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, frisa que o projeto começou a ser estruturado na gestão do ex-presidente da Agência, Marcos Abrão e atenderá nesta primeira fase quatro municípios, beneficiando 1,2 mil famílias. O projeto foi implantado em Pirenópolis, no Residencial Luciano Peixoto, com 149 unidades habitacionais dotadas de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, e também em Alto Paraíso, em 40 moradias no Setor Novo Horizonte.

A Agehab já começou o cadastramento das famílias para a implantação do Casa Solar agora no Residencial Maria Pires Perillo, em Palmeiras de Goiás, beneficiando 740 famílias. “Esta é uma conquista de toda a equipe da Agehab, que trabalha com muito empenho para ampliar a oferta de moradia digna para as famílias que mais precisam. Desde o início, contamos com total apoio do governador Marconi Perillo para a implantação do projeto Casa Solar, que transformou-se em uma referência para o País.

Segundo Luiz Stival, a conquista de mais um prêmio pela Agehab reflete o compromisso e o empenho do governador Marconi Perillo em avançar em todos os níveis da gestão do Estado, em especial com o programa de habitação, que beneficia os 246 municípios. Desde 2011, a Agehab vem acumulando mais de uma dezena de prêmios nacionais e até internacionais pelos projetos desenvolvidos na execução da política habitacional do Estado.

Os dois programas executados pela Agehab, o Cheque Mais Moradia – destinado à construção e reforma de moradias e equipamentos comunitários – e o Casa Legal, de regularização fundiária em áreas urbanas de domínio do Estado, foram premiados em suas mais variadas vertentes. Iniciativas inovadoras da Agehab já foram premiadas na área de regularização fundiária plena, de mobilização e capacitação dos municípios na elaboração de 211 planos de habitação de interesse social, de moradia rural e agora na implantação da energia solar fotovoltaica nos conjuntos habitacionais de interesse social. Foram vários prêmios Caixa Melhores Práticas, cinco Selos de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs, indicação ao ONU-Habitat, Prêmio Lúcio Costa da Câmara Federal.

O projeto Casa Solar foi implantado pelo governo estadual em consonância com as metas do programa Goiás Solar e executado pela Agehab para dotar os empreendimentos habitacionais de novas tecnologias que representem sustentabilidade e inclusão social das famílias atendidas pelo Estado com moradia. A Agehab também promoveu a capacitação de beneficiários residentes nestes conjuntos habitacionais em instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos para promover geração de emprego e renda para as famílias atendidas os programas de moradia do Governo de Goiás.

Fotos: Sérgio Willian

Assessoria de Imprensa Agência Goiana de Habitação
Mais informações: (62) 3096.5015/5016






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br