DOMINGO, 24 DE SETEMBRO DE 2017

Circuito Gastronômico chega à cidade de Goiás movimentando a economia
Data de publicação: 6 de setembro de 2017 - 13:00


Cidade de Goiás 4

A cidade de Goiás recebe desta quarta-feira, dia 6, a domingo, dia 10, o Festival Gastronômico. A abertura oficial será às 19 horas, com a presença de autoridades municipais e estaduais, no Quartel do 20. Às 20 horas, no mesmo local, começa o Festim.

O Circuito Gastronômico Goiás 2017  realiza dez festas em diferentes cidades até dezembro. A gastronomia é um dos pratos principais do turismo. Com os festivais, a culinária se tornou um diferencial para vários destinos de Goiás, incrementando ainda ganhos culturais, sociais e econômicos.

O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a cozinha goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos nos municípios com vocação. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”. Ele afirmou que o Circuito Gastronômico é inovador e prometeu para este ano a realização de um dos festivais mais bonitos do Estado.

Programação 
No feriado da Independência, dia 7, as apresentações começam às 16 horas, com a aula-show das Mulheres Coralinas. Às 17h15, é a vez de Juscely Rodrigues, e às 18h30, Fabiana Couto. São três chefs a cada dia, sempre nesses horários.

Na sexta-feira, dia 8, as aulas-show são com Nayana Caetano, Juliana Barroso e Thiago Medeiros. Para o sábado, temos Aluísio Godinho, a dupla Marcus Costa e Monick Braga e Janaína Rueda. Cada chef demonstra o preparo da comida, explica o processo de criação do prato e delicia a plateia, em uma sessão de degustação. Todas as noites têm atrações culturais a partir das 20 horas.

No domingo, dia 10, os horários são diferentes: às 10 horas, começa a Oficina Kids e a partir do meio-dia vai ser servida a tradicional Comida de Folia para todos que quiserem.

Circuito Gastronômico Goiás 2017
São Simão abriu o Circuito Gastronômico Goiás 2017, seguido pelo TerêOxente, em Terezópolis de Goiás, em abril. Em junho, foi realizado o festival de Nova Veneza. Agora é a vez da cidade de Goiás, que sedia a festa de 7 a 10 de setembro. Depois vem Pirenópolis, de 14 a 17 de setembro; Caldas Novas, de 12 a 15 de outubro; Luís Alves, 2 a 5 de novembro; Goiânia, 16 a 19 de novembro; e Trindade, de 30 de novembro a 2 dezembro. Alto Paraíso, de 14 a 17 de dezembro, encerra o Circuito.

Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Os produtos da terra, misturados com arte e feitos no fogão de lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e as castanhas do Cerrado exalam aromas que chamam a atenção e encantam.

O Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. Pesquisa mostra que 87% dos participantes do evento na cidade de Goiás pretendem voltar. O visitante fica cerca de três dias no evento e desembolsa mais de R$ 400. Goiás está preparada para receber um grande público, que aproveita o 7 de setembro para desfrutar das belezas da Serra Dourada, do Rio Vermelho, da história e da arquitetura da cidade, que se abre para o Festival Gastronômico.

“O Governo de Goiás reconhece a importância da gastronomia para gerar laços e em seu potencial para criar oportunidades de desenvolvimento. Nos orgulhamos dos chefes de cozinha e colaboradores que, ao longo do tempo, se aprimoraram e transformaram nossa gastronomia em uma das mais qualificadas do Brasil e do mundo”, afirmou o governador Marconi Perillo no lançamento do Circuito Gastronômico Goiás 2017.

Assessoria de Comunicação da Goiás Turismo

Mais informações: (62) 3201-8106  / 3201-8136






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br