QUARTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2017

Governo de Goiás lança Parque Tecnológico de Hidrolândia
Data de publicação: 19 de junho de 2017 - 19:33


parque2Ao lançar nesta segunda-feira, dia 19, mais um parque tecnológico em Goiás, em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo enfatizou que o grande desafio do governo estadual hoje é garantir a geração de empregos. “Todo esforço que estamos fazendo aqui em Goiás é para voltarmos a criar os empregos antes dos outros estados”, afirmou, em referência à queda de empregos ocasionada pela crise econômica nacional. O parque tecnológico será instalado no município de Hidrolândia.

Marconi ressaltou que, por meio do Programa Goiás na Frente, o governo do Estado vai proporcionar a geração de dezenas de milhares de empregos, principalmente no ramo da construção; já os parques tecnológicos gerarão outros milhares de postos de trabalho em diferentes setores. “Vamos empregar os pesquisadores, doutores, mas também funcionários que trabalharão nas empresas, nas incubadoras, nas pequenas indústrias e nas médias empresas de tecnologia”, frisou.

O Tecnopark de Hidrolândia tem foco no desenvolvimento de novas tecnologias para a construção civil, indústria de alimentos e produção de móveis. Ele terá 800 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros de área verde. Terá incubadoras, centros de pesquisa, laboratórios, e mais de 400 mil metros quadrados para assentamento industrial. A exemplo dos demais, reúne empresas privadas de base tecnológica e instituições de ensino e pesquisa.

“A meta é estimular a cultura da inovação, o empreendedorismo e a capacitação dos profissionais. Quando a academia e o setor privado se encontram, surgem as grandes ideias que vão mudar a sociedade”, afirmou Marconi. Além do de Hidrolândia, já são cinco parques tecnológicos credenciados ao Programa Goiano de Parques Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED): Parque Tecnológico Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG) (pronto, já em operação); Parque Tecnológico de Aparecida de Goiânia (em obras); GoiasTec, em Catalão (em obras);e o Parque Tecnológico de Hidrolândia;outros dois Parques, em Luziânia e Rio Verde, já estão credenciados.

Marconi afirmou que os parques tecnológicos, além de gerarem empregos e fomentarem a tecnologia e a inovação, incentivam o culto à tolerância, ao diálogo e à paz, a medida que geram ambiente paraparque3 discussão da tecnologia, e das novas alternativas para vencer as grandes crises do mundo. “Crises que estão ancoradas na questão da paz, do meio ambiente, dos recursos hídricos, e novas tecnologias que possam garantir emprego. O grande desafio do mundo vai ser garantir emprego. Temos que trabalhar tecnologias que garantam efetivamente o emprego”, reiterou.

Em coletiva à imprensa, afirmou que a prioridade do governo estadual é entregar os parques tecnológicos até o final do próximo ano. “Esses parques vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos. A idéia é formar aqui massa de conhecimento, com apoio da Fapeg e do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador. Queremos que nossos pesquisadores fiquem aqui, mas também queremos internacionalizar o nosso Estado, trazendo pesquisadores do mundo todo”, disse.

Marconi enfatizou que o grande teste da ciência e inovação é garantir emprego, já que a tecnologia e a robótica hoje substituem a mão de obra. “É preciso garantir avanço tecnológico, pesquisa e inovação, mas, ao mesmo tempo, combinar essas fórmulas com a manutenção de empregos”, endossou.

Prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende agradeceu o governador pelo fomento à criação de empregos e desenvolvimento do município e do Estado. “Esse parque tecnológico vai atender os nossos anseios”, resumiu. Ele elogiou a grande injeção de recursos nos municípios, por meio do Goiás na Frente. “Nem em quatro anos de gestão os prefeitos conseguiriam investir o volume que está sendo destinado para seus municípios pelo Goiás na Frente”, observou.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br