SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Hemocentro abre neste sábado para reforçar estoque
Data de publicação: 8 de novembro de 2013 - 7:45


 

Foto: Ministério da Saúde

Foto: Ministério da Saúde

O Hemocentro abre no sábado, dia 9, das 7h ao meio-dia com a finalidade de reforçar e normalizar os estoques.  A unidade está com estoque de cem bolsas de sangue, quando o ideal seriam quinhentas. O estoque baixo é motivo de preocupação, uma vez que a unidade é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado.

RH Negativo
A Coordenadora de Captação,  Ludmila Ferreira, explica que a estratégia de abrir aos sábados costuma atrair pessoas que não têm tempo de doar durante a semana. “Precisamos de doadores com qualquer tipo de sangue, mas fazemos um apelo especial aos doadores com fator RH negativo, pois são mais raros”, diz. Além do dia 9, a unidade estará aberta também no dia 23, o penúltimo sábado do mês.

Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos por 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há pelo menos duas horas.

Antes da coleta, o doador passa por uma entrevista, de caráter confidencial. “Não queremos invadir a privacidade de ninguém, mas precisamos saber se a pessoa já teve hepatite, se toma remédios controlados ou se fez tatuagem recentemente”, exemplifica a coordenadora.  “Nossa intenção é proporcionar uma doação e uma recepção seguras”, acrescenta Ludmila Ferreira. O Hemocentro funciona normalmente de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e fica na Avenida Anhanguera nº 5.195, no Setor Coimbra, em Goiânia.

Mais informações: (62) 3201-3816






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br