SEGUNDA FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017

Modernismo e contemporaneidade marcam o outubro da Filarmônica de Goiás
Data de publicação: 11 de outubro de 2017 - 19:17

Em outubro, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza quatro concertos da série “Música Impopular”. A primeira etapa traz no programa as obras “Four meditations on the star” do compositor americano Thomas Sturm, “Meditation nº1” do também americano Casey Cangelosi e “Ayre” do compositor argentino Osvaldo Golijov. A primeira apresentação acontece na sexta-feira, dia 13, às 21h, no Centro Cultural Martim Cererê  e a segunda no domingo, dia 15, às 21h, no Bolshoi Pub.

Para interpretar a diferente “Ayre”, a Filarmônica contará com a presença da versátil soprano e violinista inglesa Alice Zawadski. Apesar de jovem, Alice já exibe uma trajetória impressionante. Com vários álbuns lançados por importantes gravadoras, ela é conhecida por ser apresentar em lugares underground da cena londrina. Atua intensamente como solista e como colaboradora em consagrados festivais do Reino Unido, incluindo o London Jazz Festival, Vortex, Celtic Connections e ainda em festivais internacionais, como o Taipei International Jazz Festival (Taiwan), Coventry Calling (Massachusetts, EUA) e  Sűdtirol Jazz Festival (Itália).

Seu primeiro álbum solo “China Lane” (Whirlwind Recordings) foi lançado em 2014 e contém uma coleção de músicas e arranjos originais mesclados com folclore moderno. O álbum traz a participação de renomados músicos e improvisadores da Europa. “China Lane” recebeu uma aclamação crítica generalizada, sendo eleito o álbum da Semana pela Rádio da BBC e ainda figurou na lista dos melhores álbuns do ano organizada pelo jornal The Guardian.  O sucesso do álbum foi tanto que o cantor Jamie Cullum convidou Alice e sua banda a tocar na BBC Radio 2.  “China Lane” também fez com que Alice Zawadzki fosse eleita a Vocalista Britânica do Ano pela Jazz FM e pelo Parliamentary Jazz Awards em 2015, sendo então selecionada para participar do Take Five, o programa de desenvolvimento profissional administrado por produtores de música internacionais, o Serious Ltd, patrocinado pela Performing Rights Society e Arts Council England.

Alice também participa da segunda etapa da série que acontece no Teatro do Instituto Federal de Goiás no dia 19 de outubro, às 20h e no Centro Cultural Martim Cererê no dia 20 de outubro, às 21h.  A soprano interpretará “Cabaret Songs” dos compositores Spoliansky e Hollaender e ainda, uma das obras musicais mais marcantes da era modera, “Pierrot lunaire” de Schoenberg. A suíte da “Ópera dos três vinténs” também integra o programa.

Todos os concertos da série acontecem sob a batuta do Regente Titular e Diretor Artístico da Filarmônica, Neil Thomson, que também é o idealizador da “Música Impopular”. O objetivo da iniciativa é fazer com que o público conheça mais sobre o repertório da música moderna, que muitas vezes não integram o repertório de grupos sinfônicos.

Todas as apresentações possuem entrada gratuita.

13 de outubro de 2017 (sexta-feira), 21h

Local: Centro Cultural Martin Cererê

Golijov: Ayre

Sturm: Four meditations on the star