QUARTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2017

Palácio das Esmeraldas se torna Casa da Cultura ao receber eventos artísticos e culturais
Data de publicação: 16 de maio de 2017 - 7:30


Fachada do Palácio das Esmeraldas. Foto: Humberto Silva

Fachada do Palácio das Esmeraldas.
Foto: Humberto Silva

Equipe Goiás Agora

Com 80 anos de história, o Palácio das Esmeraldas pode ser considerado um espaço cultural de suma importância para o Estado de Goiás. Incrustada na Praça Cívica, no Centro da cidade, a residência oficial do governador de Goiás ostenta um patrimônio arquitetônico de valor inestimável, tendo sido projetada pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima e construída ao longo da década de 30, no estilo art déco. Tombada pelo Estado e pelo município, a obra foi iniciada em 1933 e concluída quatro anos depois.

O Palácio das Esmeraldas tem recebido importantes eventos culturais e sociais, como lançamentos de festivais como as Cavalhadas e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), além de livros de escritores goianos, noites de autógrafos, exposições de artes e fotográficas, entre outros. A abertura das portas da casa oficial atesta a valorização e apoio pelo Governo de Goiás das obras produzidas por artistas locais e regionais, dando destaque à goianidade.

Marconi Perillo - Circuito Gastronomico Goias - Foto Eduardo Ferreira 04

Governador Marconi Perillo no lançamento do Circuito Gastronômico de Goiás de 2017, no Palácio das Esmeraldas. Foto: Eduardo Ferreira

Um dos eventos mais recentes foi o lançamento do Circuito Gastronômico de Goiás de 2017 e o 1º Festival Gastronômico TereÔxente, de Terezópolis, ocorrido no último dia 19 de abril, que reuniu representantes dos setores turístico, cultural e gastronômico de Goiás, além de prefeitos, empresários e entidades parceiras.

Reconhecido nos meios culturais como o governador que mais prestigia os artistas e as artes goianas, Marconi Perillo abriu mais uma vez as portas da sala Dona Gercina Borges Teixeira do Palácio das Esmeraldas para um grande evento literário no dia 15 de março: lançamento da coletânea formada por quatro livros, sendo três deles inéditos, do escritor Bariani Ortencio.

Em seus 93 anos de vida, Bariani Ortencio publicou mais de 50 livros, foi vencedor de inúmeras premiações pelo Brasil afora e seus poemas foram inspiração para mais de 70 composições musicais, sempre carregando o Centro-Oeste e seu povo em suas palavras, versos e estrofes.

Na ocasião, Marconi lembrou que a sala Dona Gercina Borges Teixeira “está à disposição de todos os eventos culturais”. E acrescentou: “estamos valorizando ainda mais a nossa cultura”. Ele foi o primeiro a receber os exemplares autografados das mãos de Bariani. A coletânea é composta pelo conto O crime do mordomo e outros crimes… de humor; Chão bruto, Conversando com os mitos do folclore brasileiro, e Ficção Longa, de Bariani Ortencio. Mais de cem artistas, escritores e incentivadores culturais participaram da noite cultural.

O Palácio sedia eventos culturais ao menos uma vez a cada duas semanas. Só neste ano já foram nove lançamentos de livros. No dia 13 de abril foi a vez da escritora goiana Alba Dayrell apresentar seu livro Razão e Emoção. “É uma alegria recebermos autores e intelectuais, ícones da cultura goiana, neste Palácio”, afirmou o governador.

Alba Lucínia de Castro Dayrell é autora dos livros Dois Estudos sobre Arte (2009) e A Descoberta de um Mundo Encantado (2013). É membro da União Brasileira dos Escritores (UBE-GO), da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), da Academia Internacional de Música e da Academia Nacional de Música.






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br