QUARTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2017

Políticas públicas estaduais garantem direitos e cidadania dos jovens em Goiás
Data de publicação: 18 de abril de 2017 - 7:30


Lançamento PLE 2017.jpg 2

Lançamento Passe Livre Estudantil 2017

Equipe Goiás Agora

As políticas públicas para a juventude são destaque na agenda do Governo de Goiás. Ações, iniciativas e programas como Passe Livre Estudantil, Credeqs, Bolsa Universitária, Ideb e Goiás Sem Fronteiras garantem a milhares de jovens goianos oportunidades e direitos para ajudá-los no resgate e construção de uma vida cidadã.

Entre esses, o Passe Livre Estudantil (PLE) colocou Goiás como o primeiro estado brasileiro a fornecer transporte público gratuito para estudantes. “Esse, assim como os demais programas para a juventude implementados pelo Governo do Estado, estão dentro da política de emancipação do jovem”, pontua o superintendente da Juventude de Goiás, Leonardo Felipe Marques de Souza, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), gestora do PLE e do Goiás Sem Fronteiras.

giovana

Giovana Gonçalves Terra, aluna do Colégio Estadual Jardim Europa.

Sobre o PLE, Leonardo Felipe explica, que para ter direito ao passe gratuito, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado e frequentando a escola. “Essa exigência faz com que o Programa seja um investimento direto da Educação, pois garante a permanência do jovem na escola”, raciocina. Cerca de 60 mil estudantes já foram contemplados pelo PLE que, a partir deste ano, passou a alcançar além da Região Metropolitana de Goiânia, indo para Anápolis e Rio Verde, totalizando aproximadamente mais 20 mil beneficiários.

Entre as contempladas está Giovana Gonçalves Terra, aluna do Colégio Estadual Jardim Europa. “O Passe Livre abriu as portas para quem não tinha condição de pagar, além de ajudar demais nos nossos estudos”, comentou a estudante. 

Já o Goiás Sem Fronteiras vai levar, a partir de julho deste ano, 200 jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais para fazerem cursos de capacitação no exterior. “O Estado se encarregará de todas as despesas incluindo documentos, como passaporte e visto, passagens, estada e o curso de um mês no país escolhido”, conta o Superintendente da Juventude. O Programa visa proporcionar educação, capacitação científica, tecnológica, profissional e de inovação aos bolsistas.

“Enquanto outros Estados têm diminuído o investimento em programas sociais para jovens, Goiás incrementa e amplia a abrangência desses programas, como é o caso do Goiás Sem Fronteiras”, conta o secretário Tayrone Di Martino, da Secretaria de Governo (Segov).

Ele ressalta ainda que programas e ações políticas públicas voltadas para o jovem estão presentes em vários órgãos e secretarias da administração estadual. “O Estado inteiro investe no jovem procurando fazer com que as várias políticas conversem entre si, por meio da transversalidade”, explica o Secretário. O Goiás Sem Fronteiras terá vagas ofertadas anualmente.

Tayrone Di Martino exemplifica com os programas sociais desenvolvidos pela OVG (Bolsa Universitária, Meninas de Luz, entre outros); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) que atende principalmente a juventude com bolsas de mestrado e doutorado e a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com suas várias ações e programas.

“O próprio Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), o TeNpo (Festival de Teatro de Porangatu) e o Canto da Primavera, todos com forte presença do jovem”, exemplifica.






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br