SEGUNDA FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017

Saúde discute tratamento de doenças raras
Data de publicação: 7 de dezembro de 2017 - 12:44


O Seminário sobre a Situação das Doenças Raras em Goiás reuniu na quarta-feira, dia 6, no Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, pacientes e profissionais da saúde para discutir melhorias no atendimento de portadores destes tipos de enfermidades pelo Sistema Único de Saúde.

Representantes de Associações dos Portadores de Epidermólise Bolhosa, Pró-Cura ELA, Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso, Associação Goiânia de Apoio ao Fibrocístico e Representante dos Portadores de Atrofia Muscular cerebral (AME) participaram das discussões junto com profissionais do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

A gerente de programas especiais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde do Estado de Goiás, Edna Maria Covem, coordenou a primeira mesa redonda sobre as necessidades de ações de saúde para pessoas portadoras de doenças raras no Estado de Goiás.

Cuidados diários dos pacientes, capacitação adequada dos profissionais da saúde, acesso rápido a medicamentos específicos e diagnósticos precoce foram algumas das soluções apontadas pelos representantes das associações que participaram do seminário para melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças raras.

Após escutarem as demandas apresentadas, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás apresentaram as políticas de atenção integral em doenças raras desenvolvidas no País e continuaram os debates com foco na melhoria do atendimento destes pacientes.

Participaram desta discussão a Superintendente da SPAIS, Evanilde Gomides; a gerente de programas especiais da SPAIS, Edna Covem, eEduardo David Gomes de Sousa, Coordenador Geral Substituto da Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação da SES






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br