SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2017

Servidores municipais fazem especialização sobre Região Metropolitana de Goiânia
Data de publicação: 19 de maio de 2017 - 18:07


DSC_7684Os alunos do Curso de Especialização sobre a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) se reuniram com o secretário Vilmar Rocha, da Secima. Prefeitos e secretários dos 20 municípios que compõem a RGM também acompanharam o encontro realizado no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Urbana faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento Integrado da RMG, coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cerca de 50 gestores municipais participam das aulas que terão 360 horas de duração.

“Este é o grande legado que este plano vai deixar: iremos formar e qualificar servidores das prefeituras para que eles possam tratar das questões que envolvem a Região Metropolitana”, afirmou Vilmar Rocha. “Estes servidores serão os interlocutores das prefeituras com o Governo de Goiás nessa reformulação que estamos propondo para a Região Metropolitana”, completou o titular da Secima.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da RMG atende à Lei Federal nº 13.089 de 12 de janeiro de 2015, conhecida como Estatuto da Metrópole, que “estabelece diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado e outros instrumentos de governança interfederativa”.

Questões sobre a governança metropolitana em temas como transporte coletivo, uso do solo, saneamento e resíduos sólidos estão sendo abordadas no plano. A RMG é formada pelos municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Para o aluno Glalko Machado Ferreira, representante de Hidrolândia, o mais importante é a troca de conhecimentos. “Seremos multiplicadores do conhecimento e da experiência adquirida no curso”, destacou. A aluna Janaína de Holanda, representante de Aparecida de Goiânia, ressaltou que o compartilhamento é fato e por ser uma turma muito heterogênea oportuniza a operacionalidade de questões comuns entre os técnicos. “Os professores agregam conhecimento e o mais importante é o network”, frisou.

O grande objetivo, segundo o secretário Vilmar Rocha, será a melhora da prestação de serviços públicos na região. “Não estamos fazendo nada improvisado, de curto prazo. São estruturas permanentes, sustentáveis no tempo e que vão contribuir para a melhor qualidade dos serviços públicos e da vida das pessoas dessa região”, afirmou.

Comunicação Setorial Secima

Mais informações: (62) 3201-5253






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br