SEGUNDA FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2017

Social: mais de 400 entidades filantrópicas recebem auxílio do Estado para o desenvolvimento de suas atividades
Data de publicação: 23 de novembro de 2017 - 7:30


Valendo-se de sua histórica experiência na área social, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza atendimento que contempla milhares de pessoas. Hoje, 409 entidades filantrópicas de todo o Estado estão credenciadas na OVG, recebendo auxílio no desenvolvimento de suas atividades.

A presidente de honra da Organização, Valéria Perillo, ressalta que parceria e solidariedade são lemas da instituição e provam seu acerto em apoiar as entidades sociais que levam adiante a missão de contribuir para o conforto dos que constituem o elo mais frágil da sociedade. Com mais de 3 milhões de atendimentos por ano, a OVG proporciona benefícios a crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.

“Sabemos dos desafios e das dificuldades, mas cada obstáculo é também uma oportunidade de aprendizado e transformação nesta busca constante que temos por mais cidadania e dignidade para as pessoas menos favorecidas”, diz Valéria Perillo. Ela completa: “É uma alegria para todos nós da OVG colaborar com as instituições sociais e ver o resultado deste trabalho que exige tanto amor e dedicação ao próximo”.

Apoio fundamental

Doação de alimentos da OVG contribuem para manutenção da entidade Casa de Eurípedes

Doação de alimentos da OVG contribuem para manutenção da entidade Casa de Eurípedes

Captador de recursos da Casa de Eurípedes, Allan Paiva de Queiroz Borges destaca a importância desta parceria para as entidades filantrópicas. “Os alimentos que nos são doados pela OVG representam uma ajuda muito importante. O que gastaríamos com compra deles podemos investir em outras necessidades de nossa casa”, diz.

A Casa de Eurípedes fica na região Sudoeste de Goiânia e atende pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos em reabilitação, oferecendo serviços ambulatoriais (psiquiatria e psicoterapia) e internações hospitalares (hospital-dia e integral). Atualmente, são mais de 300 pacientes que recebem cinco refeições ao dia. A Casa de Eurípedes também mantém um colégio com 250 alunos matriculados na Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio. “A doação de alimentos que a OVG nos faz contribui, e muito, nas refeições que oferecemos para todas essas pessoas”, finaliza Allan Paiva de Queiroz Borges.

Entre as entidades credenciadas na OVG também está a Vila São José Bento Cottolengo, hospital filantrópico localizado em Trindade. Nos últimos anos, a Organização das Voluntárias de Goiás já repassou toneladas de alimentos para a entidade, itens de higiene pessoal e outros benefícios. O diretor administrativo da instituição, padre Everson de Faria Melo, lembra que a parceria é antiga. “A OVG tem uma longa trajetória de assistência social e tem sido uma grande benfeitora do nosso trabalho. As histórias das duas instituições se misturam”, diz o padre.

Em período integral, a Vila presta assistência a 365 pacientes com deficiências múltiplas e realiza cerca de 2.400 atendimentos ambulatoriais diariamente. Na parte ambulatorial, oferecevilasaocotolengo mais de 20 especialidades médicas. Com 66 anos de história, a entidade tornou-se hospital referência no tratamento de pessoas com deficiência. Atualmente, atende pelo SUS pacientes de Trindade e mais de 130 cidades conveniadas.

“Realizar um trabalho tão grande só é possível com a ajuda de parceiros. E a OVG é uma aliada não só para a Vila, mas para muitas outras instituições filantrópicas de todo o estado de Goiás. Sem essa parceria, acredito que seria difícil muitos projetos sociais funcionarem”, frisa o padre Everson de Faria Melo.

A OVG já recebeu por três vezes a prêmio “Parceiro do Bem”. A iniciativa é da Vila São Cotollengo e homenageia parceiros que fazem parte do projeto Empresas do Bem, cuja proposta é mobilizar recursos para custear atividades de Saúde, Educação e Assistência Social voltadas aos pacientes da instituição.

O diretor Geral da OVG, major Augusto Tavares, diz que cada vida preservada e cada perspectiva promissora que representa esperança são estímulos para que a OVG prossiga em sua jornada de trabalho. “Ao auxiliarmos as instituições filantrópicas de Goiás estamos contribuindo para uma sociedade mais justa. É um privilégio servir aos que mais precisam. E fazemos isso com satisfação, dedicação e amor”, diz.

Consultoria

Assistentes sociais da OVG ainda prestam consultoria a entidades filantrópicas com o objetivo de auxiliá-las na captação de recursos. A Organização as ajuda a mapear chamamentos públicos e editais de empresas privadas que queiram investir em responsabilidade social, por exemplo.

Assessoria de Comunicação da OVG






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br