SEXTA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2017

SSP vai reforçar segurança nas unidades de saúde de Goiânia
Data de publicação: 6 de novembro de 2013 - 9:03


O secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, foi recebido no final da tarde desta terça, dia 5, pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Machado pediu audiência em caráter de urgência para saber de que forma o governo estadual pode reforçar a segurança nas unidades de saúde da capital.

O secretário municipal relatou que as unidades de saúde, sobretudo as que trabalham em regime de 24 horas, vem sofrendo com a escalada da violência urbana. Ele explicou que não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas principalmente  os servidores estão sendo vítimas de agressões, roubos, assaltos, tentativa de sequestro e outros crimes.

Joaquim Mesquita reafirmou a parceria da segurança pública com Goiânia e como medida imediata vai determinar uma ronda ostensiva da Polícia Militar nas 19 unidades de urgência, que são os maiores alvos da violência. “A viatura não vai apenas passar na porta, mas será feita uma visita comunitária dos policiais a essas unidades”, afirmou.

Além da visita, Joaquim Mesquita propôs uma série de ações  em parceria com a SMS, sendo uma das primeiras a capacitação para um procedimento operacional padrão, que consiste em preparar os servidores para agir em situações de risco. Outro ponto é incluir a SMS no Centro Integrado de Segurança para concentrar as chamadas das unidades de saúde com o Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar.

O secretário de Segurança Pública também convidou Fernando Machado e seus gestores a aderirem ao aplicativo Agentto, central de segurança 24 horas nos smartphones, disponível na internet e que a SSP já vem utilizando. Ele também sugeriu outros dispositivos para que o usuário chame a polícia mais rápido nas situações de risco. A ideia é criar culturas preventivas dentro das unidades de saúde.

Uma maior integração das estruturas do Estado e município, por meio da Secretaria de Defesa Social, também foi  um dos pontos lembrados entre os dois secretários. “A Guarda Municipal é nossa parceira.”, reiterou Joaquim. De acordo com ele, o Comando de Policiamento da Capital ficará responsável em ouvir as principais reivindicações dos servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia. Mesquita se dispôs inclusive a participar de reuniões para falar sobre as medidas a serem tomadas.

O secretário Fernando Machado agradeceu ao titular da SSP e disse que vai acatar todas as sugestões e oferecer a contra-partida necessária para que a parceria seja concretizada e reforçada. “Viemos procurar quem é responsável pela área e quem de fato entende de segurança pública. Foi um encontro muito proveitoso para nós da saúde”, avaliou.






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br