SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Um oásis turístico edificado sobre o maior lençol hidrotermal do mundo
Data de publicação: 22 de setembro de 2017 - 7:30


CLD07A região da Serra de Caldas reserva um oásis urbano edificado sobre o maior lençol hidrotermal do mundo. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, com cem mil e quatro mil habitantes, concomitantemente, mobilizam, juntas, mais de 5 milhões de turistas por ano. Com águas termais resgatadas de até mil metros de profundidade e que ultrapassam os 40 graus centígrados, as duas cidades turísticas cresceram ao receberem investimentos de grupos privados que instalaram parques aquáticos e estruturas variadas de lazer, que se consagraram entre os principais roteiros turísticos brasileiros. Os atrativos da região foram destaque em matéria especial produzida pela Up Magazine. Confira aqui.

As águas da região atraíram a atenção de desbravadores na primeira década do século XX, quando foram descobertos os poderes medicinais dos poços minerotermais que ofereciam alívio para tratamento de dores reumáticas e problemas de pele. Além disso, as águas termais também são indicadas para tratamentos hormonais, cura de alergias e alivia o cansaço. Naquela época foram identificadas 23 fontes de águas quentes às margens do Córrego das Lavras.

Enquanto Caldas Novas conquistou maiores volumes de investimentos em parques e atrações turísticas tornando-se um importante conglomerado urbano, do outro lado da serra, a tranqüila Rio Quente manteve-se mais apegada às belezas naturais, oferecendo experiências distintas para diferentes perfis de turistas: os mais cosmopolitas e os mais rústicos.

Belezas Naturais

Parque-Estadual-da-SerraA Serra de Caldas, que serve como uma barreira natural entre Caldas Novas e Rio Quente, possui mais de 12 mil hectares elevados na forma de platô, cujas encostam reservam cachoeiras cinematográficas escondidas entre rochas como o Paredão e a Cascatinha. Ao ser observada do alto, essa elevação montanhosa de 1049 metros lembra uma cratera, o que contribuiu por décadas para alimentar a lenda de que as águas quentes eram provenientes de um vulcão sem atividade. Mas estudos mostraram que as águas que percorreram o interior da terra por meio de veios rochosos, atingiram níveis profundos onde, por meio de reações químicas com minerais, retornaram à superfície aquecida.

Vista aérea da Serra de Caldas

Vista aérea da Serra de Caldas

Para quem preza pelo contato aproximado com a natureza, a trilha da Seriema com seus 11,4 quilômetros dedicados aos ciclistas, permite uma vista privilegiada da riqueza natural da região a partir do Mirante da Pousada, uma plataforma localizada na boca de um cânion que corta a Serra de Caldas.

Parques Aquáticos

CLD04Caldas Novas disponibiliza mais de 300 piscinas termais, distribuídas em parques aquáticos e hotéis, que buscam trabalhar com tarifas populares, em sua maioria. Para garantir os diferenciais, os clubes buscam enriquecer seus parques aquáticos com toboáguas, piscinas com ondas e demais atrativos para tornar o lazer completo. Um lago artificial formado pela construção da Hidrelétrica de Corumbá, em 1989, permite ao turista passeios de barcos e lanchas.






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br