SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Vantagens da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica são apresentadas em encontro nacional
Data de publicação: 13 de novembro de 2017 - 14:51


O futuro da automação com foco nos documentos fiscais eletrônicos, em especial na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, foi tema da reunião do 3º Inova NFC-e promovido pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT). O encontro foi realizado em Minas Gerais na semana passada com a participação da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás.

Durante o encontro, foram discutidos cases e métodos para aprimorar o projeto da NFC-e que já foi adotada por Goiás e outros 20 Estados, além do Distrito Federal. “Foram apresentados casos de sucesso de uma grande rede de varejo no segmento de moda e de uma grande rede de restaurantes em que a adoção da NFC-e gerou agilidade no pagamento da conta, menor tempo de espera do cliente, menor inatividade do sistema e melhoria nos controles internos”, destacou o coordenador de Documentários Fiscais da Sefaz de Goiás”, Antônio Carlos Godoi.

Lançada em Goiás há um ano e cinco meses, a Nota do Consumidor Eletrônica está sendo implantada de forma gradativa entre os contribuintes do comércio varejista. Atualmente, um milhão de notas fiscais do consumidor eletrônicas são emitidas diariamente aqui no Estado, marca alcançada no mês de agosto passado. Pelo cronograma de implantação, já adotaram a NFC-e os postos de combustíveis, os contribuintes do regime normal de tributação e as novas empresas. Para concluir a implantação, em janeiro de 2018 o documento deverá ser obrigatório para todos os contribuintes do Simples Nacional. Antônio Godoi alerta que “ um grande número de empresas ainda não fez o credenciamento, o que poderá causar transtornos e penalidades a partir de janeiro”, ressalta.

Da Sefaz de Goiás participaram do encontro o superintendente de Controle e Fiscalização, Paulo Aguiar, os gerentes de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Pessoa; o de Informações Econômico-Fiscais, Leonardo Meneses; o de Auditoria de Varejo e Serviços, Mauro Pereira Vieira, além do coordenador de Documentários Fiscais, Antônio Godoi.

Comunicação Setorial – Sefaz






Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador
Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º Andar, Setor Central. GOIÂNIA/GO. CEP: 74.015-908
Fone Redação: (62) 3201-5954
goiasagora@abc.go.gov.br